Quase 40% das empresas de construção têm obras de infraestrutura paradas
| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

Quase 40% das empresas do setor de construção tinham grandes obras de infraestrutura – como pontes, viadutos e túneis – paradas no país em setembro. E a maioria há mais de um ano. O principal motivo apontado pelas empresas para a paralisação é a falta de recursos públicos para bancar o andamento dos projetos. A constatação é de um recorte especial da Sondagem da Construção do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) com 700 companhias. Não há dado anterior para comparação.

Para Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do Ibre/FGV e responsável pelo estudo, o mais grave desse quadro é que o motivo principal para a interrupção das obras foi a questão financeira. Isto é, o não repasse dos recursos, apontado por 52,3% das empresas.

Segundo a Pesquisa Anual da Indústria da Construção do IBGE, entre 2014 e 2018 o investimento público em infraestrutura caiu 44%, resultado do fim das obras ligadas à Copa e Olimpíada, impactos da Lava Jato e a deterioração da situação fiscal dos governos.